Tip

Mulheres na liderança: A revolução é Latino-Americana

No dia 25 de julho, celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, destacando a força e a resiliência dessas mulheres na luta contra a opressão e as desigualdades. Descubra histórias inspiradoras que estão transformando o mundo dos negócios e promovendo a inclusão.

Copiar Link
Mayara Freitas
25/07/2024
5 min

No dia 25 de julho, celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Instituída pela ONU em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas na República Dominicana, essa data também homenageia, no Brasil, Tereza Benguela, a lendária líder do Quilombo Quariterê, conhecida como a Rainha Negra do Pantanal.

A data visa destacar a luta das mulheres negras contra a opressão e as desigualdades. A disparidade na educação é um dos reflexos dessa desigualdade: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, o percentual de mulheres brancas com ensino superior completo (23,5%) é 2,3 vezes maior do que o de mulheres pretas ou pardas (10,4%). Essa diferença educacional impacta diretamente as oportunidades de emprego e renda, perpetuando ciclos de desigualdade.

Além da educação, a presença afrodescendente na América Latina e no Caribe é significativa, representando cerca de 21% da população, de acordo com um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). No Brasil, essa presença é notável no empreendedorismo: cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras, segundo dados do Sebrae. Esse número vem crescendo constantemente, refletindo a resiliência e a iniciativa dessas mulheres em criar suas próprias oportunidades.

O contexto de muitas dessas empreendedoras também merece destaque: 70% são mães, o que evidencia a força e a dedicação necessárias para equilibrar os desafios do empreendedorismo com as responsabilidades familiares.

Com isso em mente, vamos conhecer mulheres inspiradoras do Brasil que se dedicam a combater as injustiças e são gigantes no mundo dos negócios. Suas histórias são um exemplo de determinação e sucesso, vamos lá?

Lisiane Lemos

Foto: Divulgação PUCRS online

Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices e muito mais! Nossa Serena Williams dos pampas, Lisiane Lemos é uma das maiores embaixadoras de conhecimento compartilhado do Brasil. Atualmente, ela é secretária no Governo do Estado do RS e já tem mais de uma década de experiência em inovação e tecnologia, tendo atuado em empresas como Microsoft e Google.

Lisiane é uma mulher multifacetada, com uma trajetória sólida no setor privado e uma história marcada pela luta contra o racismo e o sexismo no mercado de trabalho. Seu principal desafio como líder é implementar o uso da tecnologia como instrumento de ascensão social. Ela co-criou e co-liderou iniciativas como a Rede de Profissionais Negros, o Comitê de Igualdade Racial no grupo Mulheres do Brasil e o Conselheira 101. Além disso, atua como mentora no programa de startups do Google, Black Founders Fund, e é professora no MBA de Tecnologia para Negócios da PUCRS.

Monique Evelle

Foto: Guido Ferreira

Bahiana, Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices, Membro do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU e uma das 100 empreendedoras da América Latina pela Bloomberg Línea. Monique Evelle é uma verdadeira potência brasileira no mundo dos negócios.

Começou a empreender aos 16 anos e hoje é formadora de novos empreendedores no Brasil por meio de sua empresa Incentivos, plataforma dedicada à formação de empreendedores, e também pelo programa Shark Tank Brasil.

Seu currículo se estende de comunicadora a consultora de diversas marcas como Natura, Google, UOL e Ambev. Monique é uma força no mercado para acompanhar e se inspirar!

Maitê Lourenço

Foto: Flavia Taverna Fotografia

Psicóloga com mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo, Maitê Lourenço é fundadora da aceleradora BlackRocks Startup, um hub que promove acesso à população negra em ambientes inovadores e tecnológicos. A empresa é liderada por mulheres negras e conecta empreendedores a oportunidades no ecossistema de negócios.

Maitê foi finalista do Startup Awards na categoria Impacto Social, é uma das mulheres inspiradoras da Think Olga e foi premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, categoria Diversidade, em 2018.

Nina Silva

Foto: Divulgação

Celebrada como a mulher mais disruptiva do mundo pela Woman In Tech Global Awards em 2021, Nina Silva soma mais de 20 prêmios e nomeações em sua carreira, incluindo o Prêmio Tarsila do Amaral em 2020 e Top Hacking Hypeness em 2018 na categoria Inovação e Diversidade.

Executiva de tecnologia há mais de 20 anos, Nina é uma das fundadoras do Movimento Black Money, uma plataforma de inovação digital para a autonomia da população negra, que reúne serviços financeiros, cursos, um marketplace, programas de inclusão para empresas e projetos sociais. Durante sua carreira, Nina já entregou mais de 100 projetos de tecnologia.

Rachel Maia

Foto: Claudia Mifano

Primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO em uma grande empresa no Brasil, tendo liderado empresas como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste Brasil.

Com mais de três décadas de experiência no mercado de luxo e consumo, atualmente presta consultorias em Diversidade e Inclusão, Varejo e Liderança. Rachel também atua como conselheira do Grupo Soma e é fundadora do projeto social Capacita-me, que promove a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua carreira é dedicada a engajar e liderar transformações que incluem diversidade e inclusão, principalmente na questão racial.

Heloísa (Zica) Assis

Foto: http://www.belezanatural.com.br/quem-somos

Nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro, Zica Assis começou a trabalhar aos 9 anos. Já foi babá, faxineira e empregada doméstica. Sempre teve o sonho de desenvolver um produto para tratar seu cabelo crespo e, após muitos testes e dedicação, fundou com Leila Velez a Beleza Natural, uma rede de beleza especializada em cabelos crespos que já possui uma unidade em Nova York. Hoje, a empresa conta com um portfólio de mais de 50 cremes de tratamento para cabelos cacheados e crespos.

Essas mulheres são apenas exemplos de pessoas disruptivas que estão criando novas oportunidades para a nossa e futuras gerações

Nesse Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebramos suas conquistas e nos inspiramos em suas histórias de resistência e sucesso.

Outras postagens: